ILHA GRANDE – 2 DE 2 – FINAL

Passamos ainda alguns dias com o QG montado na Vila de Abraão, este povoado simpático, com PMs nem tão gentis assim. De lá é possível fazer várias caminhadas e conhecer lugares ótimos, como as praias da Enseada do Abraão, Enseada de Palmas e a maravilhosa Praia de Lopes Mendes, esta já voltada para o oceano, e point para surfistas e gatinhas. Partindo para a outra direção, pode-se ir para a Enseada da Estrela, passando pela Cachoeira da Feiticeira e chegando ao Saco do Céu. Este roteiro fica mais virado para o continente, e seguindo em frente se encontra ainda muitos lugares lindos, com boa estrutura para receber o turista e tudo o mais. Porém não era este o foco de nossa viagem, e sim o lado mais “selvagem” da Ilha.

Após terminar este rolê, e já tendo andado bastante, partimos para o que tanto esperávamos, o outro lado da Ilha. Caminhar costeando a Ilha é uma tarefa no mínimo ingrata, e de acordo com todos os moradores com quem conversamos, impossível. A trilha que existia antigamente não existe mais, e mesmo assim ela só iria até uma praia próxima a de Antônio Lopes, chamada Santo Antônio. Depois disso, a costa virava um emaranhado de pedras e mata atlântica. simplesmente impenetrável de forma ecológicamente correta. Para visitar estas praias a melhor maneira é desembolsar uma graninha e ir de barco. Para dizer a verdade, o acesso à maioria das praias é feito por trilhas montanhosas pelo interior da Ilha, pois as praias são divididas por esses perigosos rochedos. Bem diferente, por exemplo, do sul da Bahia, aonde é possível caminhar por dias sem tirar o pé da areia. O grande lance é que essa característica do litoral fluminense, torna a caminhada mais cansativa, cheia de sobes e desces, mas nem por isso deixa-a menos bonita! É aliás uma oportunidade maravilhosa de adentrar a mata atlântica, tão mirrada hoje em dia, e ter uma idéia do paraíso que este país era antes da devastação! Posso resumir tudo em uma única palavra; Maravilhoso! Mas ainda assim não é o suficiente…

 Andar pelo interior. Em um só dia fizemos uma caminhada de 16 Km, com todos os nossos equipamentos nas costas, para atravessar o interior da ilha até a praia de Dois Rios e depois até Parnaióca. A caminhada é cansativa e maravilhosa. Ouve-se o canto de vários pássaros, avista-se matas lindas, passa-se por cachoeiras e bicas d´água, sobe-se e desce morros intermináveis e chega-se à praia de Dois Irmãos. esta praia tem o Campus avançado da UERJ (sorte dos pesquisadores…), e é proibido acampar. Deste modo, nadamos um pouco, descansamos, almoçamos e partimos para Parnaióca. Esta parte da trilha é menos acidentada, mas a mata é bem fechada. Quando se chega a Parnaióca, descobre-se que o desafio vale a pena! A partir daí o negócio é descansar. Dá vontade de ficar lá para sempre…

Descobrimos que os nativos todos da região iriam para lá para uma festa da igrejinha local. Apesar de adorarmos festinhas, esta não estava nos nossos planos e estávamos a fim mesmo é de paz. Catamos nossas coisas e nos mandamos para a Praia de Aventureiro. Para chegar lá passamos ainda por um local intocado e apaixonante, as Praias do Leste e do Sul. Por fazerem parte de uma reserva ambiental é expressamente proibido acampar nesta região, que é vigiada por barcos e helicópteros. Para a travessia das Praias sugerimos levar uma boa quantidade de água, pois é muito mais longo do que parece, e a única fonte de água doce é um mangue depois de horas de caminhada. Aliás este mangue é a única passagem para a praia do outro lado, que também é enorme. Ao fim das duas cansativas praias de areia fofa e mar violento, chega-se a Aventureiro. Local realmente agradável, com área de camping e restaurante para recuperarmos as energias. Nosso rolê ainda não terminava por aí e para encurtar a história, depois de alguns dias pegamos um barco para Araçatiba, de onde iríamos pegar a barca de volta para Angra. A Ilha é linda e seu nome não mente, ela é realmente grande. Por isso temos desculpa para voltar e conhecer o que ainda não vimos. Adoro estas desculpas…

Por Parlos Ranna

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s